quinta-feira, 7 de maio de 2009

Relatos de Bullying

História de uma pessoa de 24 anos

Esta pessoa foi vítima de Bullying desde criança até ao 8º ano, altura em que mudou de escola. Lembrou-se que a pior altura que teve por causa do bullying foi no 7º ano, não sabia como conseguia chamar a atenção de um matulão que lhe fez a vida negra sempre que o via, conseguiu humilhá-lo, espancá-lo e gozou com ele, até chegou a sentir-se mesmo bastante mal com isso, tinha pavor de ir à escola todos os dias. Chegou a queixar-se à direcção da escola mas eles apenas o chamaram, não foram eficientes e mal ele saiu para fora, deu-lhe uma tareia e a partir daí começou a fazer-lhe humilhações mesmo desagradáveis.
Como viu que os adultos não tinham sido eficientes resolveu ficar calado e não falar do assunto com ninguém, nem colegas nem adultos porque tinha medo que estes não fossem capazes de ajudar.


História de uma rapariga de 15 anos


Tudo começou com ofensas, palavras, que magoam, até que tudo ultrapassou os limites. Bateram-lhe, agrediram-lhe, roubaram-lhe. Tudo isto é horrível. Falou pela sua experiência. Foi vítima de Bullying. Anda no 9º ano e mesmo assim não lhe escapou. Até colegas da mesma turma. Conta isto para ver que não vale a pena sofrer em silêncio, muito pelo contrário.
As agressões durante as aulas iam de puxões de cabelos, a chapadas. Mas superou esta experiência, pois já no 5º ano tinha sido vítima de Bullying. Tudo começou numa aula em que uma professora, teve de ir buscar umas fichas ao seu cacifo e nesse dia ela disse: "Hoje ocupem os lugares que quiserem", mas houve um problema e um colega dela sentou-se no seu lugar e ela disse: "Aí é o meu lugar". Essa pessoa partiu logo para a agressão verbal, fazendo troça com a sua aparência física. Foi seguida, foi rejeitada, foi acusada de ser mentirosa, por dizer verdades. Até que chegou ao ponto que lhe foram ameaçar a casa. Teve que aguentar esta situação até o fim do ano lectivo. Até que depois de muito batalhar, e até ter sido enviada para o hospital, com uma crise de nervos, confundida com uma apendicite, conseguiu mudar de turma. Ultrapassou tudo com a ajuda dos seus pais, e da sua família. Por denunciar a sua situação, foi tudo resolvido mais rapidamente, e com castigo, para o bully.


História de um rapaz de 14 anos

O João tinha 14 anos, era excelente aluno. Levou a sério a atitude e as mensagens dos “amigos”. Em Fevereiro suicidou-se.
Punham-no de parte e influenciavam outros a fazê-lo.


História de uma rapariga de 12 anos

Dentro da própria escola, Ana foi humilhada por quatro colegas, que lhe puseram lama na boca e deitaram-na ao chão, pisando-lhe a cabeça.
Uma vez a Ana tinha sido arrastada do bar para a ribanceira que fica junto ao muro, das traseiras, da escola. Atiraram-na ribanceira abaixo várias vezes e insultaram--na.
Deram-lhe chapadas, pontapés, socos e deram-lhe com uma capa na cara.

Casos de suicídio

A 20 de Abril de 1999, Eric Harris e Dylan Klebold entraram armados na escola (Columbine High Schoo) matando 13 pessoas: 12 alunos e um professor, acabando por se suicidarem de seguida.

O caso mais mortífero até hoje de violência nas escolas aconteceu a 16 de Abril de 2007, episódio protagonizado por Cho Sheung-Hui na Universidade Estatual da Virgínia (mais conhecida por Virginia Tech) em que matou 32 pessoas.

CHo deixou vários vídeos a relatar as suas intenções e o porquê das suas acções, “morro como Jesus, para inspirar os fracos e os indefesos”. Atirando-se das muralhas da cidade de Hondarribia, Jokin Cebrio suicidou-se quatro dias depois de ter confessado aos pais que era perseguido e maltratados pelos colegas de escola há 1 ano. Tanto este como os casos já referidos tinham em comum uma coisa: o facto de serem vítimas de bullying.

Miguel e Pedro

4 comentários:

  1. É MESMO MUITO MAU!! SUICIDAREM-SE POR CAUSA DE UMA PATETICE... NUNCA SOFRI DE BULLYING MAS TAMBÉM ESPERO NUNCA SOFRER!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Hoje é dia da liberdade e todas as vítimas que sofrem bullying deviam ser livres e andar por aí sem ter medo do agressor...!!!

    ResponderEliminar
  3. ESTOU A TRATAR DESTE TEMA NA ESCOLA EM ÁREA DE PROJECTO E ESTE BLOG AJUDOU-ME A OBTER INFORMAÇÕES!!! OBRIGADA.......

    ResponderEliminar
  4. cada historia e mais emocionante do que a outra achei lindo e o meu trabalho de4 etica fala obre isso gotei muinto dos reatos de bullying e eu acho que eu vo ganha um 10

    ResponderEliminar